Trabalhar para manter um número razoável de matriculados é missão de toda instituição de ensino, afinal, são os alunos que pagam as mensalidades. Portanto, são eles que garantem os recursos necessários para o funcionamento da escola ou curso. Desse modo, é essencial que a instituição evite qualquer problema de captação.
Diante desse cenário, cabe perguntar o que fazer para garantir que a sua instituição tenha sempre o número ideal de alunos. Para esclarecer essa questão, é preciso compreender as variáveis que afetam o número de alunos, para saber diferenciá-las e tratá-las corretamente. Veja abaixo 7 sinais claros que sua instituição possui problemas na captação de alunos.
1. Muita procura por cursos, mas poucas Matrículas
Um sinal de que sua instituição possui um problema é quando existe a procura por determinados cursos mas os prospects acabam desaparecendo depois de verem o preço. Isto necessariamente não tem a ver com problemas de preço elevado, mas com o fato deles terem optado por um concorrente mais conhecido do que a sua empresa ou que está conseguindo engajar mais o seu público com estratégias que você simplesmente desconhece.
2. Sua Instituição possui muito tempo de mercado mas é pouco conhecida
Sua Instituição de Ensino tem muitos anos no mercado, mas quando você liga para alguém para se apresentar ou até mesmo para responder uma solicitação de proposta que havia recebido, se depara com alguém que tem dificuldades de lembrar da empresa? Pode ser que sua marca seja pouco conhecida no mercado por falta de uma estratégia de reconhecimento de marca que poderia ajudar muito na captação de alunos.
3. Seu site é antigo (e o conteúdo também)
O site da sua IE possui Design e Conteúdo fora da realidade atual? Isso pode se tornar um grande problema na captação de alunos.
É de fundamental importância também, que seu site seja responsivo (se adapte aos dispositivos de acesso). A maior parte das pessoas acessam sites pelo celular e não pelo desktop. Se o seu site não é rápido e não tem um bom visual no celular você pode estar deixando de vender por conta disso.
4. A geração de leads é baixa
Você recebe poucos ou nenhum lead no seu site, isto significa que você está perdendo a oportunidade de conversar com muitas pessoas, que buscam no Google por exemplo, os cursos que sua instituição oferece. O volume de pesquisas no Google tem crescido 10% a 15% por ano. Sua vendas tem crescido também?
Normalmente as empresas acabam vivendo de indicações, isto não é ruim mas devem também estar recebendo novos contatos do mercado por outros meios.
5. Sua Instituição de Ensino vive de indicações
Isto é um caso clássico de instituições que não se adequaram ao marketing digital, enquanto seus concorrentes estão abraçando novos clientes por marketing digital. Talvez sua empresa esteja inclusive prestando um melhor trabalho por conseguir sobreviver de indicações.
6. Você não conhece sua audiência online
Quem visita seu website? Qual a faixa etária das pessoas que consomem seu conteúdo pela internet? Quais os interesses estas pessoas têm em comum? Saber estas informações poderiam inclusive ajudar sua instituição no marketing offline.
7. Você está tentando vender para todo mundo
Um sinal de que você está com sérios problemas, é que sua instituição de ensino não tem um público-alvo muito claro e acaba perdendo tempo tentando vender para um público que não é ideal. O cenário ideal é aquele que sua IE consegue segmentar, engajar e atrair corretamente seu público.
Bônus – Raio X do Marketing Digital da Sua Instituição
Peça um Diagnóstico de Marketing Digital! Candidate-se e Receba uma Avaliação Gratuita sobre o seu negócio.
Tenha um negócio consolidado, que se beneficiará diretamente de uma estratégia de geração de leads, conversão de leads em clientes e atração de tráfego qualificado.