Todo cliente, quando pretende comprar qualquer produto ou adquirir um serviço, passa por 4 etapas distintas, que irão nortear o seu objetivo. Essa caminhada é chamada de Jornada de Compra. Teóricos do marketing, em específico do Inbound Marketing, definem que a Jornada de Compra é todo o processo envolvendo um cliente potencial (chamado de lead), até a aquisição do produto efetivo.
No meio de toda essa jornada, uma série de estratégias podem ser utilizadas, para estimular o consumidor a comprar determinado produto de determinada empresa. Essa é a atuação do Inbound Marketing: definir a caminhada e orientar que o cliente a siga.
Essa ferramenta utilizada pelo marketing digital, visa otimizar a relação entre tempo e custos x aquisição de clientes. Ou seja: de que forma é possível conquistas mais clientes, gastando menos tempo e dinheiro. Para isso, cada uma das etapas de compra possui uma metodologia aplicada, com construção de conteúdos diferenciadas.
Primeira etapa da Jornada de Compra: Aprendizado e Descoberta
Como o próprio nome diz, essa etapa é aquela onde o consumidor terá contato com o produto e aprenderá mais sobre ele. Essa fase consiste em levar o seu cliente a “descobrir” que ele possui um problema e que ele deve resolvê-lo (através da compra de algo).
Para tanto, ele precisa que o seu interesse seja despertado por um insight estrategicamente planejado. Através de conteúdos que tenham o intuito de responder perguntas sobre determinado produto, ele se sentirá instigado a conhecer mais e, no final, chegar à conclusão de que precisa adquiri-lo.
Normalmente isso é feito através de conteúdos de perguntas e respostas, que atuam como desafios para o público-alvo a que se destinam. Por exemplo: 15 coisas que você não sabia sobre o produto X. Isso irá despertar seu interesse para saber essas 15 coisas e, efetivamente, você conquistou a atenção do seu possível consumidor.
É a questão do Aprendizado ou Descoberta: ele “descobre” mais sobre o produto ou serviço, “aprendendo” sobre ele. Nas próximas etapas, você tende a fazê-lo acreditar que realmente precisa desse item.
Que tipo de conteúdo é indicado para essa fase?
O ideal é que os conteúdos tenham cunho de curiosidade, levando o consumidor a clicar no post e aprender mais sobre aquele produto. As informações devem aparecer de maneira simples e direta, respondendo as questões que o cliente ainda nem imagina.
São indicados:
– Conteúdos atrativos que apresentem “descobertas” sobre os itens;
– Listas;
– Pesquisas embasadas, que mostrem a utilização real e taxa de aprovação.
O importante é que sejam materiais que justifiquem o motivo de utilizar o produto e/ou serviço e resolvam questões.