O fluxo de cadência existe para tirar o máximo de proveito das oportunidades geradas para sua equipe comercial, um método que tem como objetivo criar um fluxo de abordagens para conseguir a evolução do lead dentro do processo comercial.
O que é o Fluxo de Cadência?
O Fluxo de Cadência segue uma sequência de etapas de contato, que são realizadas por diversos tipos de canais de comunicação, como e-mails, ligações e mensagens. Esse mecanismo tem a função de tornar mais eficiente o processo de negociação respeitando o tempo certo de interação com o lead.
É preciso que um planejamento seja realizado para estipular cada uma das etapas do fluxo, encontrando o momento ideal para cada contato feito e considerando também quantos contatos são necessários ao longo da jornada.
O lead que chega no primeiro fluxo de contato, foi qualificado de maneira automática. Agora ele passará pela fase de qualificação “manual”, onde o foco é conseguir o contato com ele.
Estruturar um fluxo de cadência para seu processo comercial é fundamental para empresas que querem tirar o máximo de proveito dos leads quentes que chegam em seus sistemas. Pesquisas mostram que 85% dos leads são convertidos até o sexto contato, deixando ainda 15% de leads que poderiam ter gerado negócio para a empresa, se ela tivesse uma estruturação que levasse além dos contatos já estabelecidos.
É muito importante que o fluxo seja feito de acordo com o seu negócio, as necessidades dela e do seu público, entre outros fatores que irão influenciar a maneira como a cadência é construída.
Um dos inúmeros benefícios (e motivos) do fluxo de cadência é aproveitar ao máximo as oportunidades geradas para o comercial. Quando não há um procedimento metódico de contato, um lead aquecido pode acabar fechando com um concorrente e este tipo de problema é muito custoso quando se repete inúmeras vezes.
Como fazer um fluxo de cadência?
Embora seja importante adaptar o fluxo ao seu negócio, existem alguns padrões que você pode ter em mente na hora de montar o seu. Como o fluxo acontece na etapa de fechamento, é importante que a linguagem seja mais agressiva do que antes, mas com cuidado, pois é preciso que o lead não se sinta coagido durante as interações.
Um bom exemplo de um fluxo de cadência envolve diferentes canais de comunicação e intervalos estratégicos. Veja abaixo:
O ideal é que os intervalos sejam curtos porque os leads que estão passando por este processo estão bem aquecidos e a ideia é fechar o quanto antes com eles. Por isso, é fundamental que você já tenha a persona do seu negócio bem definida, para que você possa estruturar os contatos de modo a lidar diretamente com as dores do seu público.
Não sabe por onde começar? Com o Playbook de Vendas você pode estruturar todos os processos comerciais da sua empresa e transformá-los em etapas bem organizadas. Baixe agora nosso template gratuito.