Funil de vendas: Tudo que você precisa saber

O funil de vendas é um elemento do marketing digital que é muito mencionado quando falamos de estratégias de marketing digitalmarketing de conteúdo, etc. Mas você sabe o que é o funil de vendas?

Se você é um empresário iniciante, não se desespere: é normal ficar um pouco confuso com esse tipo de jargão. No entanto, o funil de vendas é um conceito muito importante para compreender como fazer marketing de atração. Por isso, elaboramos esse artigo para ajudar você a entender como o funil de vendas funciona e como trabalhar suas estratégias de marketing digital em cima dele. Confira!

O que é o funil de vendas

funil de vendas é um modelo estratégico, também conhecido como pipeline. O que ele faz é sistematizar a jornada que o cliente passa desde o primeiro contato dele com a empresa, indo até depois do momento da compra.

Por isso o formato do funil. A ideia é representar o caminho que o cliente toma enquanto ele desenvolve uma relação com a sua empresa, demarcando cada etapa para que você possa distinguir quais estratégias funcionam melhor para cada estágio do funil.

Conheça os diferentes estágios do funil de vendas

Sendo assim, quais são as etapas do funil de vendas?

A primeira coisa que você precisa entender é que cada um desses momentos tem as suas características próprias, e cada um deles é importante à sua maneira. Não adianta, portanto, focar só no momento em que o cliente realiza a compra. As etapas do funil de vendas agem em conjunto, e não obtêm o mesmo resultado se forem separadas ou colocadas em uma ordem diferente. Sendo assim, vamos conhecer melhor cada uma delas.

O topo do funil

topo do funil de vendas representa o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca. Ele é definido pelo aprendizado e pela descoberta, sendo conhecido como a etapa da consciência.

Essa consciência se refere à necessidade que leva o cliente ao seu negócio. Ou seja, é a tomada de consciência do problema que leva o cliente a precisar do seu produto ou serviço.

Por isso, o topo do funil de vendas deve ser focado em fazer o cliente entender melhor sua necessidade. É aí que entra o marketing de conteúdo, que vai gerar conteúdo para informar o cliente a respeito do seu problema. Nesse momento, seu serviço nem vai ser mencionado ainda, pois a ideia é focar inteiramente na demanda do cliente.

O meio do funil

O meio do funil é a etapa que busca pela solução do problema apresentado. Nela, o cliente já se informou a respeito do problema que está enfrentando, e agora quer uma forma de solucionar essa questão.

Nessa etapa, entra em cena um conteúdo mais aprofundado, como ebooks, por exemplo. Ele vai mais a fundo no tema, e o cliente começa a considerar a possibilidade de compra. Mas você, como empresa, não vai oferecer seu serviço como a única possibilidade de solução. A ideia é que você ofereça diversas soluções, com o seu serviço entre elas, para estabelecer uma relação de confiança.

O fundo do funil

Finalmente, chegamos ao fundo do funil, ou o momento da decisão de compra. É nesse momento que você vai abertamente vender o seu serviço, exibindo dados de sucesso, comparações com outras empresas e outros números para convencer o cliente que ele deve realizar aquela compra com você e não com alguma marca concorrente. Números e estatísticas são muito úteis para a etapa final do funil de vendas.

Aprenda mais sobre marketing digital

Agora que você já sabe o que é o funil de vendas, procure entender mais sobre estratégias de marketing digital. A Agência 2Start é uma ótima fonte de informações sobre o assunto. Para saber mais, visite o nosso blog!

Esta Gostando? Compartilhe

Categorias

Contato

Newsletter

Nossas redes

2START © 2023 – Todos os direitos reservados