Quando uma empresa está começando, controlar os e clientes usando planilhas e agendas é possível, ainda que seja comum perder tempo e oportunidades no processo.
À medida que a empresa crescer, no entanto, esse tipo de ferramenta improvisada vai se tornando cada vez mais um empecilho para o sucesso da empresa. Planilhas são difíceis de atualizar, interpretar e compartilhar com o time; anotações e emails acabam perdidos; a comunicação entre vendedores fica prejudicada.
O principal problema é que seus dados mais importantes estão espalhados em lugares diferentes, o que torna complicado compartilhar as informações com todos e trabalhar de maneira colaborativa.
Felizmente existe o CRM! Neste tópico, conheça as principais vantagens de adotar uma ferramenta de gestão de relacionamento:
1. Organize e controle o processo comercial
Usar planilhas ou sistemas internos pouco flexíveis prejudica o acompanhamento das oportunidades. Com o CRM, é possível organizar o processo de vendas e acompanhar o funil em tempo real, o que possibilita uma visão clara de cada uma das etapas da negociação. Assim, fica mais fácil saber para onde direcionar os esforços e fechar mais vendas.
2. Tenha todos os dados em um lugar só
Quem usa planilhas ou agendas no processo comercial sabe bem: não dá para contar só com a memória para lembrar de tudo o que foi falado durante a ligação e ainda lembrar de todos os seus compromissos.
Perder detalhes de um atendimento, no entanto, pode comprometer a venda. Com as informações em mãos, por outro lado, você consegue fazer uma interação personalizada, pois sabe exatamente os pontos de contatos que o cliente em potencial teve com a empresa.
No CRM, você tem os dados centralizados e organizados em um só lugar, de modo que todos na empresa consigam acessar as informações de que precisam a partir de uma plataforma. Isso inclui informações de contato, como email e telefone, mas também dados mais elaborados, como o histórico de interações com sua empresa e o que já comprou de você.
Os líderes também têm uma visão ampla e integrada da empresa. É uma vantagem que permite tomar decisões embasadas e inteligentes, levando em conta as diversas áreas.
3. Venda mais, melhor e mais rápido
Com o CRM os vendedores conduzem todo o processo de vendas a partir de um só lugar. As ferramentas costumam integrar com email, calendário e softwares de automação de marketing, de forma que o vendedor não precisa desperdiçar tempo alternando entre uma e outra ferramenta.
O resultado: vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas. No CRM é possível construir ainda um processo de vendas, com um passo a passo para fechar negócios e reduzir o ciclo de vendas.
4. Foque nas necessidades dos clientes
Com todos os dados em um só lugar, fica fácil concluir: os vendedores conseguirão encontrar as melhores oportunidades de negócio na hora certa. A venda fica mais personalizada e cresce o foco no cliente.
As informações obtidas a partir do CRM também antecipam as necessidades do seu cliente antes mesmo de eles as expressarem.
5. Fidelize seus clientes
Hoje, fidelizar um cliente é tão importante ou até mais do que conquistar novos. Se alguém comprou de você, é preciso conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base – e o CRM ajuda muito nessa tarefa.
Com as informações disponíveis no software, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e acertar o timing de fazer contato e uma oferta, além de oferecer um atendimento extremamente personalizado. O resultado? Clientes fiéis!
6. Saiba por que está perdendo oportunidades
Saber as razões pelas quais negócios não foram fechados é o primeiro passo para o volume de vendas aumentar. Conhecer quais são os pontos fracos do seu produto ou serviço, onde a argumentação do time de vendas está falhando e em quais aspectos a concorrência sai na frente é essencial para você remodelar a oferta e retomar a dianteira no mercado.
Para facilitar o trabalho, algumas ferramentas de CRM oferecem registros dos motivos de perda, permitindo inclusive criar novas ações segmentadas com base em cada um deles. Estudar a fundo e agir sobre essas razões tende a alavancar o fechamento de negócios. Sem uma ferramenta CRM, por outro lado, esses motivos muitas vezes não são registrados, deixando a empresa — e as vendas — reféns da falta de informação.