Como implementar o Vendarketing em sua empresa

Se você tem uma empresa com certeza já ouviu a palavra Vendarketing. Mas, você sabe o que ela significa ou qual a sua importância para os negócios? 

Se pararmos para analisar a palavra, seria marketing com vendas, certo? Afinal, o grande objetivo do marketing é vender mais. Porém, vai muito além disso. 

O vendarketing não é somente unir as duas áreas, mas sim, unir as duas equipes para elas se ajudarem e trabalharem alinhadas. Isso fará com haja melhores resultados tanto em vendas, quanto em  marketing. 

Vamos entender melhor o que é vendarketing antes de seguirmos! 

É o alinhamento entre a equipe de vendas e a de marketing. 

É juntar as forças e o conhecimento de ambos, a fim de criar estratégias que aumentem as vendas e os resultados de uma empresa. 

É preciso trabalhar a trajetória do comprador desde a sua atração (marketing), a realização da compra (vendas) e o pós-venda (marketing e vendas).

Como integrar marketing e vendas? 

Para integrar o vendarketing é importante cuidar do relacionamento com o cliente desde o começo, na fase da atração, conquistar a atenção e audiência dele (Lead), qualificá-lo e entregá-lo para a equipe de vendas (oportunidade) e manter um relacionamento para fidelizá-lo e levá-lo a uma nova compra futuramente (pós-venda).

Feito isso, quando essa estratégia já estiver intrínseca em seu negócio, é preciso dar um passo a mais, criando estruturas que simplificam todo esse processo, sejam automação de marketing, integração de CRM, metas, KPI, SLA, entre outros. 

Confira os passos básicos para implementar a estratégia vendarketing:

1° – Planejamento: É imprescindível que você planeje ações de marketing. Defina metas e objetivos, mantenha sua equipe alinhada sobre onde a empresa quer chegar.

2° – Gestão de Leads: Crie estratégias e ações para captar leads, nutrí-los e segmentá-los. A nutrição é importante para que esses leads sejam entregues ao time de vendas já qualificados, o que facilita os esforços dos vendedores. 

3° – Gerenciamento de dados: Possibilitar acesso aos dados dos Leads de maneira clara para ambas as equipes.

4° – Métricas: Decida as métricas que serão usadas para alimentar sua fonte de dados. Nessa etapa é importante definir metas, objetivos e também os KPI que serão utilizados tanto para vendas, quanto para o time de marketing. 

A importância do vendarketing para sua empresa 

São diversos os benefícios que unir esses 2 setores tão importantes para uma empresa podem proporcionar para seu negócio. 

Confira as 3 principais que separamos para você!

  • Leads mais qualificados: Quando o lead chega para o time de vendas já qualificado, ou seja, quando ele realmente já demonstrou interesse no seu serviço ou produto, e já está praticamente encaminhado para fechar negócio, o trabalho do time de vendas se torna mais otimizado, e as chances de sucesso e conversão são maiores.
  • Ciclo de vendas otimizado: O crescimento da receita é mais rápido. Isso acontece porque o ciclo da venda se torna mais ágil por conta dos leads que são mais qualificados. Por isso, o esforço para realizar a venda é menor e acontece de forma mais rápida.
  • Melhor custo-benefício: O marketing é orientado para as vendas. Isso quer dizer que toda a parte de conteúdo, campanhas e estratégias estão alinhados com as necessidades da equipe de vendas. 

E a sua empresa, já integra o time de vendas e marketing? Se a resposta for não, nós podemos te ajudar!

A 2START é uma empresa de Marketing Digital de resultados! Oferecemos os recursos necessários para sua empresa crescer cada vez mais, explorando o potencial do Marketing Digital e de vendas.

Clique aqui e fale com a gente! Se este conteúdo foi relevante para você, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais artigos como este!

Esta Gostando? Compartilhe

Categorias

Contato

Newsletter

Nossas redes

2START © 2023 – Todos os direitos reservados