O LTV (Lifetime Value) é uma das métricas mais importantes quando se quer acompanhar o crescimento de uma empresa. Mas, você sabe como ele pode impactar a receita do seu negócio?
Vamos entender mais a fundo o que é o LTV
O Lifetime Value é importante para que você possa analisar os valores que os clientes podem gerar para o seu negócio ao longo do relacionamento comercial. Esse cálculo é feito através do valor da receita de um comprador comparado com a expectativa de vida do cliente pela empresa.
Isso quer dizer que, para medir o LTV, quanto mais tempo um cliente continua comprando da sua empresa, maior se torna seu valor de vida, (Lifetime Value).
Para que serve o LTV?
As empresas usam essa métrica de Lifetime Value para poder ter uma noção e identificar os segmentos dos clientes que são mais valiosos para o negócio. Além disso, as equipes de vendas e marketing também usam o LTV para impactar positivamente diretamente na jornada de compra do cliente.
Esses profissionais são muito importantes porque atuam em áreas que são responsáveis por criar e manter um relacionamento duradouro entre empresa e cliente e se esse trabalho não for bem feito, os consumidores abandonam e desistem do seu negócio.
Por que é importante saber o Lifetime Value da sua empresa?
Quando você conhece o LTV da sua empresa, você pode definir:
- O valor que você pode gastar para adquirir um cliente;
- Quais são os produtos que os clientes que possuem maior lifetime value desejam;
- Quais são os produtos que possuem maior lucratividade;
- Quem são seus clientes que geram mais lucros.
Essas informações são capazes de te auxiliar e embasar para criar ações estratégicas responsáveis por aumentar significativamente a lucratividade do seu negócio.
Como calcular o LTV?
O LTV pode ser calculado de diversas maneiras, e não existe uma fórmula ideal pois vai depender dos dados que você tem disponíveis e também da variação da sua receita.
As variáveis utilizadas são o ticket médio, a quantidade média de vendas anuais e o tempo médio de retenção em anos. Veja:
LTV = ticket médio × média de vendas anuais por cliente × média de tempo de retenção em anos.
O cálculo pode ser feito de cliente por cliente, de forma individual, priorizando principalmente aqueles que tem o maior ticket médio, mas, mesmo assim, o LTV médio de seus clientes é o que importa para que você possa estabelecer uma base de comparação com outros indicadores e identificar quais são pontos de melhoria que podem ser feitos no seu negócio.
Por fim, é muito mais vantajoso você reter um cliente do que conquistar um novo. Dessa forma você consegue ter uma base sólida e construir um negócio mais lucrativo e bem-sucedido.
Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e conteúdos como este!