Inbound Marketing: como aplicar na sua empresa

Usar o Inbound Marketing para alavancar o crescimento da sua empresa é a melhor estratégia que você pode adotar!

O marketing não é uma prática recente. Antes mesmo do online chegar, ele já era usado como tática de venda. Tanto no ao vivo, com propagandas em outdoors e panfletos, quanto na televisão, onde são inseridas em comerciais e novelas. Hoje em dia, quando tudo é visto digitalmente por meio de redes sociais ou sites de notícias, o marketing evoluiu e adquiriu novas formas de ser trabalhado.

Dentre elas está o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, que nada mais é do que a técnica de atrair, convencer e fidelizar o cliente. Usá-la no mundo digital é imprescindível se você quer ter um marketing bem trabalhado e com bons resultados. Livre-se do conceito de que o que você precisa é vender, isso não é mais suficiente. Esse é o antigo preceito de marketing e você precisa ir além disso.

Cliente que, além de comprar, também faz propaganda e continua consumindo seu produto é o tipo de cliente que você deve almejar. Assim sendo, ao criar um relacionamento com o seu público, você cria um vínculo com ele, entra no subconsciente e reserva um espaço para a sua marca. Esse relacionamento precisa ser constantemente trabalhado e é nisso que te ajudaremos agora!

Inbound Marketing x Outbound Marketing

No Outbound, o marketing é trabalhado de forma mais custosa, ou seja, com mais dinheiro sendo investido. É quando a marca anuncia para várias pessoas sobre o seu produto, aborda os consumidores por meio de telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente. Dessa forma, ele toma a posição ativa perante a venda.

Para começar, o foco do inbound é o online. No mundo digital que vivemos, as pessoas estão sempre buscando informação e costumam pesquisar antes de fazer qualquer compra. Levando isso como princípio, a tática aqui é levar essa informação para o consumidor. Dentro de um funil, o seu conteúdo será produzido com o intuito de transportar esse cliente do início até o final desse trajeto, que é onde ele será convertido. Falaremos mais sobre isso nos tópicos abaixo!

Falar com o público alvo

Sendo o inbound marketing uma estratégia planejada, até o público a quem ele se direciona é pensado antes. Ou seja: em vez de falar para a maior quantidade de pessoas possíveis, você direciona o seu conteúdo para aqueles que realmente estão interessados em consumi-lo. Decerto, isso faz com que seu poder de persuasão sobre o cliente aumente. Visto que, em grande parte dos casos, eles costumam procurar pela empresa para receber o conteúdo, em vez de serem abordados.

Pilares do Inbound Marketing

As estratégias do inbound marketing são feitas a partir de alguns pilares. Em seguida, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

1- Atração no Inbound Marketing

Pense na atração como a porta de entrada para a sua loja. Se fosse um ponto físico, você provavelmente capricharia na decoração, fazendo com que a pessoa tivesse vontade de entrar para conhecer o seu produto, certo? No mundo digital isso não muda. Para que o seu cliente conheça o seu produto, você precisa trazê-lo ao seu site. Assim como para convencê-lo a consumir o que você vende, o seu chamariz não será a decoração, mas sim o seu conteúdo. É por isso que consideramos o marketing de conteúdo uma das principais ferramentas de conversão.

Se você não sabe o que é ou como trabalhá-lo, nesse artigo daremos algumas ideias:

– Marketing de Conteúdo

Esqueça a ideia de que para vender é necessário martelar na cabeça do cliente as vantagens de comprar o seu produto. Esse tipo de marketing, além de chato, está muito obsoleto. A intenção do inbound marketing é exatamente o contrário. Aqui falaremos sobre vários assuntos, que nem sempre trarão lucro imediato, mas que farão o cliente consumir o que você está se propondo a fornecê-lo. Criamos aí um relacionamento, onde ele passa a confiar em você e no que você diz a ele. Se tornando, assim, autoridade no assunto.

Daí você pergunta, “mas aonde eu vou falar sobre isso tudo? Como vou saber o que falar?”. Você vai falar por onde sempre falou!

 Seus posts nas suas redes sociais já serão uma forma de contato com seu público alvo

 Monte um blog para o seu site e o alimente com artigos relacionados ao mundo do seu produto. Você tem uma loja de carros? Fale sobre mecânica, leis de trânsito, formas de venda, posicionamento de um chefe… Existem ferramentas no google que indicam os assuntos mais falados do momento e que podem ser usados como temas por você.

 Trabalhe o SEO do seu site para que ele esteja sempre nos primeiros resultados de buscas feitas no google!

 Valorize os links patrocinados! É um investimento que te fará chegar ao seu público alvo com mais facilidade. Tanto pelo google ads, facebook ads ou em banners. Uma segmentação poderosa pode te levar a alcançar um número muito maior de clientes do que você imagina!

2- Converter

Converter o cliente é um passo importantíssimo para chegar ao fundo do funil – que já falamos por aqui! – e dar um passinho em direção a venda. Quando o visitante se converte em lead significa que ele realmente está interessado pelo seu produto, ao ponto de fornecer dados pessoais para receber atualizações. E é aí que a brincadeira começa!

Quando ele entra no seu fluxo de automação, você passa a conhecê-lo e a entender quem ele é. Saber quais são as suas preferências e o que ele busca facilita muito na hora de fornecer um conteúdo mais específico para ele e até mesmo para começar uma abordagem mais comercial focada na venda. Aqui o marketing de conteúdo também é extremamente importante. Produzir conteúdos exclusivos como e-books e landing pages que pedem cadastro para que o acesso seja liberado é uma boa pedida para converter esse visitante.

3- Relacionar

Você precisa ter em mente que nem todo mundo que se cadastra, está decidido a comprar. Existem momentos diferentes nessa decisão e saber identificá-los é essencial para não assustar o cliente com abordagens muito agressivas. Em uma jornada de compra, muitas vezes o visitante ainda nem percebeu que ele quer/precisa do produto, então, é preciso saber lidar com o momento que ele se encontra.

É aí que o relacionamento começa. Ao solucionar problemas iniciais e teoricamente bobos desse lead, você o direciona até o seu produto e instiga uma necessidade de compra. Como?

 O modo que mais intensifica esse relacionamento é o e-mail marketing. Ao montar uma estratégia baseada no funil de compra – onde você tem conteúdo de topo, para quem ainda nem sabe do problema em questão; conteúdo de meio, para quem está começando a identificar a necessidade; e conteúdo de fundo, onde a pessoa já está buscando uma solução – é possível segmentar esse lead e guia-lo em direção as outras fases.

 Além dos e-mails marketings regulares, automatize alguns outros para nutrir a sua base segmentada. Um e-mail de boas vindas a base, por exemplo. Você não está vendendo nada (ainda!) para esse cliente em potencial, mas também não o deixou sem nenhuma recepção e passou uma sensação de importância ao mesmo.

4- Venda e encantamento

Chegamos a etapa final (e a mais gratificante!) da jornada de compra! Aqui é o momento de transformar o seu lead, que tem sido bem engajado e trabalhado, em uma venda. É possível notar essa mudança de comportamento na interação dele com sua marca. Quando ele se mostra mais interessado em algum produto específico, é a hora de investir em campanhas mais abertas de venda. Dependendo, vale até mesmo um contato de um vendedor.

Não se engane achando que acaba logo após a conclusão da venda! Tratá-lo bem durante essa etapa final de venda/pós venda é tão importante quanto o relacionamento que veio sendo trabalhado antes disso. Lembre-se que o seu objetivo é que o cliente saia verdadeiramente satisfeito com todo o processo de compra. Dessa forma, ele não será somente um lucro gerado pelo marketing, mas sim, um fã da marca.

Tê-lo engajado com seu produto além das compras que ele faz deve ser seu objetivo maior! Isso porque ele falará da sua empresa para amigos e espalhará a boa experiência que teve. O retorno vem bem maior quando vindo por indicação de outros clientes, acredite!

Esta Gostando? Compartilhe

Categorias

Contato

Newsletter

Nossas redes

2START © 2023 – Todos os direitos reservados