Que o Google é o maior buscador da internet não é novidade para ninguém, não é mesmo? Afinal, quando temos alguma dúvida é lá que buscamos as respostas!
Quem nunca ouviu que não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas? Em comum, o Google e o marketing digital andam juntos trabalhando para poder oferecer cada vez mais soluções para todas as demandas de consumos do mundo.
Quantas vezes você já abriu suas redes sociais e diversos anúncios apareceram na sua tela? Já se perguntou como e porque isso acontece?
O responsável é o chamado tráfego pago!
Conhecido por impulsionar marcas, empresas e produtos no mundo digital, ele é a chave para gerar mais resultados e mais do que isso, que realmente valem a pena um investimento.
E se você quer saber mais sobre ele e porquê investir em tráfego pago, continue a leitura deste artigo!
Vamos entender, primeiramente, o que é tráfego orgânico e tráfego pago
“Tráfego” é todo o acesso que um site ou página recebe. Esses acessos podem ser de forma paga ou orgânica.
- Tráfego orgânico: É quando um usuário é atraído para um site de maneira natural, sem realizar investimentos. Para que o seu conteúdo se torne relevante através desse tipo de tráfego é importante conseguir melhores posições nos mecanismos de busca (Google). Para fazer isso, algumas técnicas são utilizadas, como por exemplo o SEO (Search Engine Optimization) para o marketing de conteúdo.
Precisamos ressaltar que os resultados demoram um pouco, pois além dessas técnicas de atração, ele depende de fatores como algoritmos, além de muito estudo e pesquisa de quem produz os conteúdos e atua nesta área do marketing digital.
Entretanto, a fim de acelerar esse processo, entra o tráfego pago!
- Tráfego pago: Estratégia de investir em anúncios publicitários na internet através de plataformas para atrair visitantes até um site, loja ou landing pages. Através desse tipo de tráfego você pode alcançar mais pessoas, além de aumentar a visibilidade da sua marca de acordo com seu público-alvo. Ou seja, são estratégias mais assertivas e filtradas.
Veja quais são as opções de tráfego pago
Existem diversas formas de realizar tráfego pago, vamos falar sobre as principais!
- Google Ads ou Adwords: A compra de palavras-chave é a forma mais conhecida do Google. Se você tem uma loja de pets, por exemplo, você pode comprar palavras-chave como “melhor loja de pets”, “onde comprar produtos para pets”, etc. Ou seja, palavras que tenham a ver com o seu negócio. Porém, o Google Ads vai muito além disso, você também pode determinar onde quer que seus anúncios sejam exibidos, segmentando o público-alvo que deseja atingir com o determinado anúncio, além de poder escolher localidades, gênero, faixa etária entre outros aspetos importantes para filtrar e direcionar seus esforços. Portanto, se você busca resultados imediatos em uma estratégia de marketing digital, essa ferramenta é ideal para isto.
- Social Ads: Esse tipo de tráfego pago veicula campanhas através das redes sociais, (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Youtube, etc). As mais utilizadas são o Facebook Ads e o Instagram Ads. Essas redes são responsáveis por aumentar a visibilidade de uma marca, além de atrair potenciais clientes. Você pode criar campanhas de acordo com os objetivos daquela estratégia. Por isso é importante ter um planejamento, assim você otimiza tempo, custos e trabalha com estratégias mais assertivas para o público certo.
Vamos ver agora as principais métricas do tráfego pago?
Não basta apenas fazer o tráfego pago, você precisa saber se ele está dando resultado ou não!
Para isso, existem métricas que são usadas para mensurar os valores que serão investidos e os resultados que uma campanha rendeu. Confira as principais métricas para garantir o sucesso da sua estratégia de tráfego pago.
- CPC – (Custo por clique): é indicado para quem deseja ter um tráfego real para as suas páginas. Esse custo acontece através de cada clique feito nos anúncios. Além disso, ele permite que você saiba qual o valor exato para se gastar com essa estratégia de marketing. Você também pode definir o valor máximo para investir.
- CPM – (Custo por mil impressões): Aqui o foco não é no número de cliques, mas sim a quantidade de impressões. Ou seja, é a quantidade de vezes que as pessoas viram o seu anúncio. Se você quer aumentar sua visibilidade e posicionamento nas redes sociais, essa estratégia é a indicada!
- CTR: (Taxa de cliques): É a quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido e a quantidade de cliques que ele recebeu. Essa métrica é responsável por medir a qualidade dos seus anúncios e a segmentação da campanha.
CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100
- Taxa de conversão: Essa métrica é responsável por medir os resultados da sua campanha de acordo com os objetivos que foram definidos na plataforma de anúncios. Por exemplo, se a sua meta for gerar mais leads através das redes sociais, você consegue configurar a campanha para gerar as conversões.
Se você tem dúvidas, clique aqui e fale com a gente! Estamos prontos e à disposição para ajudar a alavancar seu negócio!
Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!