Muitas empresas não conseguem crescer simplesmente pelo fato de seus gestores não saberem os objetivos do negócio e aonde querem chegar. Portanto, é fundamental que o empreendedor tome algumas medidas para que o sucesso seja alcançado. Por exemplo, definir metas de crescimento para a sua empresa.
É através desta forma que será possível estruturar e planejar estratégias que irão concretizar os objetivos do negócio. Se não houver esse planejamento, alguns problemas surgirão. Pode ser desde o descontentamento da equipe até a falência da sua empresa.
Mas, você sabe como fazer essa definição e decidir qual é a melhor para a sua empresa?
Primeiro você precisa saber qual o objetivo, ou seja, o seu alvo final, aonde você quer chegar. Esse ponto é mais abrangente e estratégico. Além disso, você também precisa definir suas metas, que são as etapas necessárias para alcançar o objetivo. Elas são mais específicas e rápidas, como se fossem degraus que te levam até o topo (objetivo).
Vamos abordar a seguir, como definir metas de crescimento para a sua empresa!
Precisamos entender como criar as metas. Já que elas são ‘escadas’ para o crescimento do negócio, vamos entendê-las de uma vez por todas.
- Analise como está o seu negócio: É fundamental que antes de dar qualquer passo, você entenda seu ponto de partida. Por isso, você precisa analisar questões como fluxo de caixa, carteira de clientes, faturamento, balanço patrimonial, avaliação do público e volume de vendas. Esses fatores te ajudarão a entender como o seu negócio pode crescer de forma saudável e sustentável, sem maiores surpresas e imprevistos.
- Analise sua concorrência: Você não pode andar olhando somente para frente. Avaliar o cenário à sua volta, ou seja, seus concorrentes, é uma ótima tática para perceber oportunidades de investimentos, e até mesmo ameaças que podem atrapalhar o seu crescimento. Se os seus concorrentes não oferecem um determinado serviço que apresenta uma grande demanda, por que não ser você a investir nisso e aumentar suas vendas?
- Defina seus indicadores: Se você não tiver como medir algo, consequentemente você não tem como avaliar. Por isso, é fundamental que você especifique suas metas, pois será através de prazos, volume e resultados esperados que você poderá ver e controlar os avanços conquistados pelo seu negócio. Você pode usar ferramentas de gerenciamento que te ajudem a manter registros, como por exemplo as planilhas.
- Execute: Depois que você define suas metas com base nos seus objetivos, é hora de colocar a ‘mão na massa’. É importante que as suas tarefas e metas estejam ao seu alcance e também, ao alcance da sua equipe. Se você ultrapassar seu limite, você gastará tempo, recursos e energia.
- Monitore, faça avaliações e ajustes: Mesmo com um planejamento, não temos como prever como será a execução dos processos definidos. Portanto, é importante que você sempre acompanhe o andamento de cada etapa e faça ajustes se necessário. Analise o que deu errado e o que deu certo. Questione os prazos, os resultados e o que foi aprendido.
- Não perca seu propósito: Muitas pessoas se perdem ao tentar alcançar as metas e forçar demais a equipe. Isso faz com que você se perca e perca o seu foco. Durante sua caminhada, não se esqueça dos seus ideais, dos seus valores e da onde você quer chegar. Busque fortalecer a sua identidade.
- Escolha uma metodologia: Uma das metodologias que podem te ajudar é a SMART
- S: specific – Metas que são direcionadas para um momento específico e que se adeque às características do negócio;
- M: measurable – Métricas específicas e não genéricas;
- A: attainable – Metas precisam ser possíveis de serem alcançadas;
- R: relevant – Metas precisam ser condizentes com o objetivo;
- T: time-based – Para atingir a meta, você precisa definir um prazo.
Agora que você já viu como definir metas de crescimento para a sua empresa, ficou claro que criar metas e objetivos não é opcional. Se você quer ter sucesso você precisa construir e subir esses degraus para alcançar seu propósito e chegar aonde você tanto almeja, tendo reconhecimento no mercado, uma identidade forte da sua empresa diante do seu público, além de possuir maior lucratividade.