Como fazer campanhas de mídia paga em Marketing B2B

A diferença entre os anúncios B2B e B2C também é o processo de compra mais complexo. Podemos identificar os usuários que estão em um determinado estágio de compras e segmentamos os anúncios para entender o momento que está relacionado à sua jornada de compra.

Por exemplo, se ele baixar pela primeira vez um material rico sobre eBook, em outro momento pode ser oferecido um curso para aprimorar melhor o material baixado. Assim, você pode combinar sua estratégia de Marketing de Conteúdo com mídia paga.

A seguir, veja 6 dicas avançadas de como ter melhores resultados com mídia paga em negócios B2B:

1 – Públicos Personalizados no Facebook

Também chamado de Custom Audiences no Facebook Ads. Nele você pode criar uma campanha de anúncios para Público Personalizado ao importar sua lista de contatos e de clientes, do tráfego do seu site ou de usuários que estão no seu aplicativo.

É com essa lista de público que está o grande segredo. Você pode fazer diversas ações para mapear a jornada do usuário, e dessa forma diminuir a dificuldade de perder ele no meio do caminho.

Ações que podemos fazer com essa audiência:

Aumentar os pontos de contato com a comunicação

Ao importar sua lista de e-mails dos seus Leads/clientes para fazer campanha de Email Marketing junto com uma campanha de Facebook Ads, você vai aumentar os pontos de contato de usuário com sua comunicação.

Mapear páginas importantes para qualificar a jornada do usuário

Utilize uma tag de retargeting (o famoso Pixel do Facebook) do seu Público Personalizado para cada página importante. Exemplo: na página de preços do seu produto você pode selecionar os visitantes mais recentes filtrando pela URL, assim como as pessoas que abandonaram o produto no carrinho de compras ou as que leram algum material relevante em seu blog.

Da mesma forma, identifique a audiência que já baixou algum material rico e trabalhe esse público para vender outros produtos.

Público semelhante do que já comprou seu produto

Insira o código do rastreamento de conversão na página de “Obrigado por comprar esse produto’’ ou “Obrigado pelo contato”.

Depois que esse Público Personalizado chegar um número próximo de 1000 pessoas, você já pode criar um Público Semelhante (ou Lookalike Audiences). O algoritmo do Facebook vai encontrar pessoas que possuem as mesmas características dos seus clientes, como localização, idade, gênero e interesses.

Isso faz com que seus anúncios alcancem ainda mais pessoas interessadas em sua empresa.

2 – Anunciar para sua lista do LinkedIn

Outra rede social que você pode explorar para Marketing B2B é o LinkedIn, que é totalmente voltada para contatos profissionais. Nele, você pode exportar sua lista de contatos no formato CSV através do Matched Audiences (similar ao Público Personalizado do Facebook).

Ao realizar essa ação, você pode utilizar tanto e-mails como, websites ou seus domínios de email de seus contatos para criar uma nova audiência utilizável em seus anúncios.

3 – Criar um público-alvo personalizados no Google Ads

Com o Google Ads, você pode anunciar em segmentações de público-alvo personalizadas. Pode fazer isso, por exemplo, adicionando palavras-chave, URLs e apps específicos relacionados ao produto ou serviço que você oferece. Dessa forma, o Google Ads exibirá seus anúncios em páginas, apps e vídeos para pessoas com esses interesses ou intenções de compra.

Para trabalhar com um público-alvo personalizado na rede Display do Google Ads, você deve selecionar uma campanha de Display, selecionar no canto esquerdo a guia “Públicos-alvo”, posteriormente na página aberta, no canto superior esquerdo, no botão azul com um símbolo de lápis, abrir e clicar em “Editar públicos-alvo”.

Dentro da sessão de “Editar públicos-alvo” da rede Display, selecione o nome do seu conjunto de anúncios o qual a segmentação será usada e dentro da nova tela aberta, clique em “Procurar”>”Seus públicos-alvo personalizados”>”+ Público-Alvo personalizado”.

Após clicar no botão “Público-Alvo personalizado”, você vai definir quem será esse público-alvo através das URLs dos sites escolhidas. Você pode, também por exemplo, inserir URLs de sites que têm o público-alvo de Pequenas e Médias Empresas, usaram determinado aplicativo ou até mesmo que visitaram certos lugares como “estádio de futebol”, “Manicure” entre outros.

É recomendável utilizar pelo menos cinco interesses ou URLs para melhorar o alcance e a qualidade da segmentação. Após inserir os sites, você pode visualizar os dados desse público-alvo, como as características dos sites inseridos e informações demográficas.

Salve esse público e depois selecione, na sua segmentação, para a campanha rodar com base nos dados que escolheu.

4 – Anúncios dinâmicos na Rede de Pesquisa do Google Ads

Os anúncios dinâmicos na Rede de Pesquisa do Google são exibidos com base no conteúdo do seu site, diferentemente da maioria dos anúncios de texto, que são segmentados para consultas diretamente por palavras-chave. Dessa forma, você não precisa manter listas de palavras-chave ou de páginas de destino.

Veja a seguir alguns motivos e vantagens pelos quais os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa podem ser úteis para suas campanhas:

Economizar tempo

Ajuda você a economizar tempo na criação de diversos anúncios e escolhas de palavras-chave. Aqui, o Google Ads vai criar o melhor anúncio para a pesquisa do usuário, que vai se encaixar perfeitamente e interpretar que o anúncio foi relevante para quem o buscou.

Atualizações automáticas e frequentes nos seus anúncios

Quando você fizer alterações nas páginas, o Google vai rastrear o seu site novamente para garantir que tem a versão mais recente das suas páginas. Isso ajuda a garantir que seus anúncios estejam o mais atualizados possível.

Exibir títulos relevantes e gerados de maneira dinâmica com seus anúncios

Quando a pesquisa de um cliente é relevante para seu produto ou serviço, o Google gera dinamicamente um anúncio com um título que inclua palavras da frase de pesquisa do cliente e da página de destino do anúncio.

Os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa também incluem um título gerado que é um pouco mais longo do que nos anúncios de texto padrão. Com isso, seu anúncio se torna mais visível e relevante para as pessoas que pesquisam o que você oferece.

Controlar sua campanha

Você pode exibir anúncios com base em todo o site ou com base em páginas ou categorias específicas.

Capturar tráfego adicional

Os anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa podem ajudar você a atrair tráfego e gerar vendas adicionais ao promover sua empresa para mais clientes do que você conseguiria alcançar com uma campanha segmentada por palavra-chave.

5 – Remarketing em vídeo no Youtube com Google Ads

Você pode mostrar um anúncio em vídeo no Youtube para pessoas que visitaram o seu site, ou vice-versa. O grande benefício desse formato é mostrar um video relevante para uma pessoa que já visitou o seu site.

É necessário que você vincule a conta de seu canal do YouTube à sua conta do Google Ads para ter acesso a mais informações e dados sobre seus usuários. Com isso, você terá algumas vantagens, como:

– Avaliar o impacto dos seus anúncios em vídeo, acompanhando o comportamento de visitantes no seu canal;

– Utilizar o remarketing nos seus anúncios em vídeo com pessoas que acessam seu canal e interagem com ele;

– Controlar quais permissões de canal serão concedidas ao Google Ads.

Você pode selecionar até mais critérios de segmentação, mas tenha cuidado. O uso de muitos critérios pode limitar a exposição do anúncio.

6 – Lista de pessoas que assistiram aos vídeos com Facebook Ads

Ao criar uma campanha em vídeo com Facebook Ads, é possível fazer posteriormente anúncios para um público de pessoas que já assistiram a ele. O benefício desse formato é engajar as pessoas com vídeo do seu produto e, depois, fazer um anúncio somente das pessoas que interagiram com a peça.

Para trabalhar com essa audiência, primeiro é preciso ter feito uma campanha com objetivo de views em vídeo. Depois de um certo período de campanha, vá na aba “Públicos” no Power Editor. Nessa aba, haverá 2 novos públicos personalizados criados por quem assistiu ao vídeo. A lista de pessoas marcadas com “Viewed” é de todas as que viram o vídeo parcialmente. E a lista de pessoas marcadas com “Completed” é de todas as que viram o vídeo até o final.

Os anúncios que você promover para esse público serão bem efetivos, já que ele já conhece seu produto.

Esta Gostando? Compartilhe

Categorias

Contato

Newsletter

Nossas redes

2START © 2023 – Todos os direitos reservados