Mesmo um vendedor extremamente capacitado pode acabar perdendo alguma venda, muitas vezes sem um motivo aparente, e esta é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre as falhas que o processo comercial e como aprimorá-lo ainda mais!
Não só isso, mas também é possível criar estratégias de recuperação de oportunidades perdidas quando você entende melhor os motivos de perda de leads!
Conheça os motivos de perda de leads mais comuns no CRM!
1. Falta de prioridade na compra no momento.
Clientes em potencial nem sempre estão ativamente buscando um produto ou solução, mas eles têm o interesse em saber mais sobre os mesmos sem a urgência de adquiri-los. Para casos como este, é importante contatar o lead em um momento futuro para verificar se a prioridade dele mudou!
2. Sem orçamento para a compra.
Quando o assunto é preço, alguns leads podem não se encaixar dentro do perfil financeiro que a sua solução demanda ou a empresa dele simplesmente não libera o orçamento suficiente. Para este tipo de perda, há dois cenários: o cliente irá buscar uma solução dentro do orçamento dele ou ele buscará meios alternativos de conseguir esse orçamento, seja conversando dentro da empresa ou se organizando financeiramente, e buscar sua solução no futuro.
3. Leads fora do perfil ideal do cliente.
O ICP é utilizado para determinar o perfil ideal do cliente para a empresa e quando um lead está fora desta curva, a venda já está praticamente perdida. Um cliente está à procura de uma solução que resolva seus problemas e que esteja compatível com seu perfil, seja geral e até financeiro, e se sua solução não serve para ele, não é possível aproveitar esta oportunidade.
4. Impossibilidade de contato.
Mesmo com as informações de um lead, é possível que um vendedor não consiga fazer contato. É importante tentar mais de uma vez, especialmente ligações, e garantir que o lead está mesmo inacessível antes de descartar ele.
Através de um CRM, você consegue mapear essas oportunidades perdidas e entender melhor os motivos por trás da perda. O CRM traz opções mais intuitivas e até automatizadas para analisar essas informações, mas é importante sempre verificar cada lead como uma situação individual e não generalizar as perdas, mesmo que os motivos às vezes sejam parecidos.
Cada motivo de perda pode ter ou não uma recuperação, e para os casos recuperáveis, é preciso criar estratégias que foquem neste trabalho!
Quer ter um controle maior do seu processo comercial? Conheça o template do Playbook de Vendas! Ele é uma ferramenta muito interessante para organizar e controlar seu comercial!