Quando falamos em e-mail, muitas pessoas ainda acham que é uma ferramenta antiga e ineficiente, comparada às redes sociais. Porém, é muito pelo contrário! O email ainda é uma ferramenta poderosa de captação de leads e comunicação.
Mas, já te adianto, se você não usa o e-mail nas suas estratégias de comunicação, você está perdendo vários novos leads e visualizações nas suas redes, site, blog e quaisquer divulgação de seus produtos e serviços, até mesmo as vendas.
Então, vamos acrescentar essa ferramenta nas suas estratégias? Para isso, entenda a diferença entre e-mail marketing e newsletter para ter mais eficácia e potencializar o marketing do seu negócio.
O que é o e-mail marketing?
O E-mail Marketing é o disparo de e-mails com conteúdos, com intuito de atração e conversão, ou seja, é uma ferramenta muito efetiva para conquistar novas vendas, isso porque ele entrega todo o material disparado, sem algoritmos ou impulsionamentos.
Veja essa lista de e-mails considerados e-mail marketing:
- Promoções: Enviar e-mail com promoções faz com que você promover os produtos ou serviços da sua empresa;
- Novos conteúdos do seu blog: Envie novos conteúdos, posts, dicas e materiais ricos que sejam úteis e esclarecedores para seus potenciais clientes;
- Editoriais: Mostre com clareza o ponto de vista e a ideologia da empresa perante determinados assuntos. A assinatura pode ser pela empresa em geral, ou pelo dono.
- E-mail transacional: Registrar quando o usuário realiza uma transação ou cadastro no site da empresa;
- Fluxo de nutrição: Esse fluxo é uma série de e-mails que são programados e disparados automaticamente para que os leads fiquem cada vez mais interessados e avance no chamado funil de vendas;
O que é newsletter?
A newsletter é um e-mail que tem o intuito de engajar sua base de leads com conteúdos relevantes e informativos, ou seja, ele é responsável por fortalecer e criar um relacionamento com seus clientes, fortalecendo e credibilizando sua empresa.
Veja as 3 principais características que uma boa newsletter precisa ter:
- Utilidade: O conteúdo precisa ser útil e atrativo para os leitores;
- Proximidade: Crie empatia nos leitores, isso gera proximidade e por isso, conte histórias, apresente cases, e seja o mais humanizado possível;
- Regularidade: Os conteúdos precisam ter constância, ou seja, precisa-se de um planejamento com as datas previstas para o envio desses materiais, sejam eles mensais, semanais, quinzenais, etc.
Em outras palavras…
A diferença entre e-mail marketing e newsletter é que enquanto a newsletter é responsável por focar na construção do relacionamento, o e-mail marketing foca na persuasão e entenda, por fim, que a newsletter é um componente importante dentro do próprio e-mail marketing.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos, dicas e informações! Viu só? Nossa newsletter, cheia de conteúdos relevantes para você!