Você já deve ter ouvido falar sobre o Follow-Up de Vendas: ele é o acompanhamento de prospects durante o processo de vendas, do começo até o fim. A ideia por trás do follow-up é garantir um contato direto e ativo entre a empresa e o consumidor, construindo um relacionamento mais forte com ele.
Esse acompanhamento tem como objetivo observar as necessidades dos consumidores durante o processo de vendas para que a empresa possa fazer ofertas e negociar de forma positiva, assim como entrar em contato com o cliente de maneira solícita e ágil, para que ele receba sempre atendimento rápido e eficiente.
Como fazer o follow-up de vendas?
- Histórico de Contato
Independente do tipo de contato realizado, seja um e-mail ou uma reunião de negociação, é fundamental que seja mantido um registro de cada contato realizado. Esse histórico precisa ser detalhado, pois é importante que seus vendedores saibam tudo o que foi negociado e acordado, promessas feitas ao cliente, pendências a serem resolvidos, entre outras questões que envolvam conversas com o consumidor.
Existem muitas formas de manter esse registro, mas a mais eficiente delas envolve o uso de um CRM — uma ferramenta capaz de organizar todas as informações que você tem do seu consumidor e acompanhá-lo durante todo o processo de vendas.
- Carta de apresentação
Após a prospecção, é importante entrar em contato com o lead através de um e-mail que contenha a apresentação da empresa. Neste e-mail, alguns pontos devem existir como:
- Agradecimento pelo contato aceito e de modo geral pela oportunidade de negócio;
- Resumo dos principais tópicos discutidos em contatos anteriores;
- Orientações para os próximos passos a ser tomados;
E este tipo de contato precisa ser monitorado, para que você possa analisar o tempo de resposta e possa repetir o contato, se necessário, e dar continuidade nele. Ferramentas de automação são importantes para que este contato torne-se mais fluido e acessível.
- Estabeleça datas de retorno
Com um CRM também é possível estabelecer datas de retorno de contato, criando um cronograma mais organizado e permitindo flexibilidade no momento do contato, seja para pedir feedback de proposta inicial ou mesmo oferecer uma oportunidade de negociação
Essas datas criadas dentro do CRM servem como lembretes para que você não se esqueça de nenhuma etapa de todos os contatos que você precisa fazer.
- Respostas em até 24 horas
O tempo de resposta a um cliente em potencial precisa ser o mais curto possível, e é importante que solicitações feitas pelos clientes sejam resolvidas o quanto antes — e quando isso não for possível, estender o prazo de solução até no máximo 24 horas irá garantir mais sucesso na negociação.
E é sempre importante manter o cliente informado destes prazos, especialmente quando eles precisam ser estendidos para mais do que apenas um dia.
- Cuidados com o pós-venda
Acompanhar e agradecer o cliente pela venda realizada pode parecer um pouco fora do comum, mas é importante mostrar para o seu consumidor que você se preocupa com ele e com a satisfação dele com o serviço ou produto que você vendeu.
Esse acompanhamento pode, inclusive, ser feito através de reuniões agendadas, onde você pode abordar a satisfação do cliente e corrigir pontos que estejam com falhas.
Quer começar a estruturar o seu follow-up de vendas? Nosso template gratuito do Playbook de Vendas vai te ajudar a estruturar isso e muitos outros aspectos dos seus processos comerciais. Clique aqui e baixe agora.