Inbound Marketing para Instituições de Ensino

O inbound marketing tem muito em comum com as instituições de ensino: ambas utilizam suas metodologias para educar as pessoas. Enquanto as instituições transferem seu conhecimento para formar alunos, o inbound informa o público para que ele tome a melhor decisão.

Mas qual é o real potencial que o inbound marketing tem para oferecer entre as instituições de ensino?

A área de educação é um dos setores com muita concorrência nos dias atuais, desde as escolas infantis de base até as universidades. Felizmente não faltam potenciais clientes que pretendem aprimorar seus conhecimentos e buscar as melhores instituições, mas nem sempre é simples atingir os resultados.

Por outro lado, um mercado de trabalho acirrado faz com que as pessoas busquem se qualificar para aumentar suas chances e essa é uma excelente oportunidade para as escolas.

Mas como é possível atingir as metas e ter melhores resultados?

Por onde começar a estratégia de inbound para sua instituição de ensino

A aplicação da metodologia de inbound marketing começa com o estabelecimento das metas. É preciso conhecer os objetivos da instituição para que o planejamento tenha início.

Em seguida, uma análise detalhada das estratégias atuais ajuda a identificar os erros e os pontos críticos que precisam ser melhorados, por exemplo, site, blog, redes sociais, comunicação com visitantes, leads e clientes, além da sinergia entre a equipe de marketing e vendas.

O autoconhecimento é essencial para que a empresa seja bem-sucedida em suas estratégias de inbound marketing.

Outro passo fundamental antes de colocar a mão na massa para turbinar o conteúdo está em conhecer o perfil do cliente ideal.

Um público-alvo costuma ser mais aberto, generalizado; no inbound marketing vamos além e traçamos um perfil mais personalizado porque só assim é possível direcionar a comunicação para as pessoas que se encaixem nesse perfil.

Esse perfil é chamado de buyer persona e ele é imprescindível para sua estratégia ter o efeito desejado.

Etapas do Inbound Marketing Educacional

O Inbound Marketing Educacional pode ser melhor compreendido se for visualizado como um processo dividido em 4 etapas sequenciais. Tais etapas são realizadas continuamente durante todo o processo de captação de alunos, a saber:

Atração

A primeira etapa do Inbound é a Atração.

Essa etapa consiste, basicamente, em produzir conteúdos que agreguem valor para o potencial aluno. Esses conteúdos conseguirão ajudá-lo em seu processo de tomada de decisão.

Para isso, podem ser utilizadas, para a produção dos seus conteúdos, duas técnicas: o Copywriting e o Storytelling.

O Copywriting consiste em convencer o leitor por meio da produção de conteúdo direcionado. E o Storytelling é a capacidade de contar uma história envolvendo o potencial aluno em um determinado assunto, criando nele um forte processo de empatia.

Quando o assunto é a produção de conteúdo com o objetivo de atrair mais potenciais alunos, outra dica é conhecer profundamente suas personas.

Por meio delas, consegue-se direcionar a produção de materiais de acordo com as dores e desejos dos potenciais alunos. Sendo possível produzir e oferecer conteúdos que realmente despertem a atenção deles para o que a instituição oferece.

Conversão

Após conseguir a atenção dos seus potenciais alunos é necessário convertê-los em leads, fazendo com que eles avancem rapidamente em suas respectivas jornadas de compra.

Um exemplo prático para entender essa etapa é monitorar o site institucional. Ele é visto como um canal de prospecção e vendas.

O grande desafio dessa etapa é a identificação dos leads qualificados.

Isso porque, muitas vezes, os potenciais alunos passam pelo website da instituição e não são identificados (demanda reprimida) ou ainda não estão prontos para receber uma abordagem da equipe de vendas.

Por isso, uma boa prática é que seu site institucional seja moldado para cada fase da jornada de compra do potencial aluno. Um bom exemplo para facilitar a conversão, nesses casos, é o uso de CTA’s que atendem diferentes etapas do Funil de Captação de Alunos.

Com isso, você consegue transformar o máximo possível dos visitantes do website em alunos da IE. Isso é possível ao oferecer um site atrativo e de alta qualidade com foco total na conversão.

Vendas

Depois de identificados os leads qualificados na conversão, o próximo passo é enviá-los para um fluxo de qualificação (nutrição).

Ao fazer isso é possível extrair as melhores oportunidades para que o time comercial possa conduzi-las para o fundo do Funil de Captação de Alunos. Assim, aumenta-se as chances deles se tornarem alunos ao finalizarem a etapa de captação.

Essa nutrição pode ser realizada de diversas maneiras, tais como:

– o envio de newsletter;

– publicação de blog posts;

– envio de e-mails personalizados.

Isso é muito importante para aumentar a conversão, já que, ao se cadastrar nas landing pages, certamente o lead ainda possui dúvidas, permitindo que sua IE as solucione e se torne referência para ele.

Encantamento

Nessa última etapa, o potencial aluno já se matriculou.

Mas também é necessário realizar ações estratégicas a fim de manter as salas da sua instituição de ensino sempre cheias.

Por isso, é fundamental captar sem perder de vista a Gestão da Permanência. Através dela, a IE terá a estrutura necessária para que os alunos não desistam. Por isso, o foco aqui deve ser reter, e reter com qualidade, buscando sempre encantar seus alunos.

Nesse sentido, o Marketing de Relacionamento pode ser uma eficiente forma de realizar esse objetivo. Uma vez que ele busca manter uma relação harmônica e de excelência com o aluno, mesmo após a venda (matrícula).

Conclusão

O Inbound Marketing Educacional é indispensável para aumentar os índices de conversão de médio a longo prazo.

O principal processo desenvolvido por essa metodologia consiste no Marketing de Conteúdo Educacional. Como vimos, ele é utilizado para sanar as dúvidas dos potenciais alunos e agregar valor.

Além disso, a prática de Inbound permite o monitoramento contínuo dos resultados, redução dos custos e um maior alcance de suas personas.

Entretanto, para resultados bons e sustentáveis, é essencial que o Inbound Marketing Educacional seja aplicado em conjunto com o Outbound Marketing Educacional. Tendo em vista que um contribui para os bons resultados da instituição no curto prazo e o outro a longo prazo.

Bônus – Raio X do Marketing Digital da Sua Instituição

Peça um Diagnóstico de Marketing Digital! Candidate-se e Receba uma Avaliação Gratuita sobre o seu negócio.

Tenha um negócio consolidado, que se beneficiará diretamente de uma estratégia de geração de leads, conversão de leads em clientes e atração de tráfego qualificado.

Esta Gostando? Compartilhe

Categorias

Contato

Newsletter

Nossas redes

2START © 2023 – Todos os direitos reservados