A criatividade é um recurso utilizado por muitas profissões diferentes, e como todo recurso, é comum que às vezes ele esteja em falta, um fenômeno conhecido como bloqueio criativo. Com o mundo moderno exigindo tanto das pessoas — especialmente tão rápido — situações como o bloqueio acabam por atrapalhar o rendimento no trabalho.
Existem muitas causas para a existência de um bloqueio criativo e embora ele não seja necessariamente permanente, quanto mais tempo ele existe, mais difícil torna-se superá-lo.
O que pode causar bloqueio criativo?
Como regra geral, o bloqueio criativo se manifesta como uma falta de inspiração para criar ou desenvolver uma ideia ou conceito. Essa situação pode acontecer por inúmeros motivos, entre eles:
- Burnout: Exaustão mental e física que uma pessoa sofre devido ao acúmulo de responsabilidades e tarefas, seja no trabalho ou em casa;
- Receios: Principalmente quando se tem medo de errar ou falhar na tarefa ou de não atingir as expectativas de um projeto;
- Falta de atitude: Especialmente quando é preciso tomar grandes decisões ou que determinam o caminho de um projeto, por exemplo.
- Visão pouco expandida: Especialmente para criadores de conteúdo que zeram suas ideias porque não estão em contato com material extra para ter inspiração.
Apesar dos diversos motivos para o bloqueio criativo existir, as soluções para o mesmo são em grande variedade também, e afetam diferentes partes da vida de quem precisa de um gás para voltar a criar de novo.
O que fazer para lidar com o bloqueio criativo?
- Tenha contato com outros tipos de mídia criativa
Seja filmes ou séries, jogos ou livros, ou até mesmo música, é importante estar sempre conectado com tudo o que é criação humana e que requer tempo e dedicação. Estar antenado com projetos diferentes — especialmente que sejam bem opostos à sua área — vai permitir que você esteja aberto a soluções que, sob circunstâncias normais, você não seria capaz de pensar.
- Saia da mesmice
Seja no ambiente onde você trabalha ou até mesmo na sua vida pessoal, é importante manter em rotação tudo o que você vivencia, mesmo que às vezes o máximo que você possa fazer no momento é organizar sua mesa no escritório ou mudar o seu lazer nos fins de semana. A criatividade surge das experiências de um indivíduo, então se você está sempre preso em casa ou se o seu trabalho não te permite crescer, você terá dificuldades em sair do bloqueio.
- Permita-se descansar
Ainda na ideia do lazer, é importante assegurar que você tenha tempo para as coisas que gosta de fazer. Isso ajuda com o cansaço, especialmente mental, que é um dos grandes inimigos de quem trabalha usando a criatividade para desenvolver projetos.
- Planeje seus passos
Estar ciente do que é preciso ser feito ajuda na hora de pensar em como algo será feito, por isso, pré-determinar tudo o que um projeto demanda e depois separá-lo da forma que melhor funciona com o seu fluxo de trabalho tornará mais simples executar a parte criativa, que demanda produção do zero.
- Debata suas ideias
Embora o conceito de “gênio solitário” seja um atrativo para grandes produções de cinema, a realidade é que a maior parte das invenções que a civilização utiliza vem do esforço coletivo e seu projeto parado não é diferente. Na hora da dificuldade, especialmente para pensar em soluções, é importante lembrar que você provavelmente trabalhará em equipe e o debate de ideias vai gerar mais ideias e soluções para o que você precisa.
Seguindo essas dicas práticas você evitará desenvolver ou reter um bloqueio criativo! Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter para receber mais artigos!