Marketing: não é hora de parar, é hora de mudar

A pandemia do coronavírus tem atingido seriamente diversos segmentos de mercado. Nesse momento crítico, de lojas fechadas e quarentena, é compreensível que gestores estejam focando seus esforços em salvaguardar, na medida do possível, a saúde financeira das empresas. As medidas são necessárias e urgentes, sem dúvida. Mas vale, sempre, considerar a comunicação no rol das prioridades estratégicas no enfrentamento da crise.

Muito embora equilibrar as contas permaneça como uma prioridade de gestão na crise, é necessário não perder de vista as ações que possam consolidar a marca, evitar o ostracismo comercial e mesmo, eventualmente, alavancar a demanda por produtos e serviços que sua empresa possa oferecer.

Marcas que anunciam voltam mais fortes

Por meio da comunicação, pode-se atuar na prioridade número um: não desaparecer de cena. Marcas que se tornarem esquecidas durante a crise terão menos chances de retomarem seus lugares junto à preferência do consumidor quando tudo voltar ao normal. Um estudo recente da Kantar aponta que as marcas que investem mais durante as crises crescem até 5 vezes mais do que as outras.

Diante dos graves acontecimentos, mais que nunca se torna relevante a importância estratégica de uma comunicação que ajude a tornar sua empresa presente e perene, que evidencie do modo correto os valores, a missão e o posicionamento de marcas e corporações junto a seus públicos de interesse.

A importância do Marketing Digital em tempos de Coronavírus

Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela é vista como a única alternativa para muitos. Esse é o grande momento de investir em marketing digital! Seja para equilibrar o investimento em mídia com a força operacional, ou redesenhar estratégias de relacionamento e traçar novos caminhos para se aproximar do seu público. Portanto, é preciso:

– Ficar atento às oportunidades

– Realocar verbas

– Otimizar campanhas

– Engajar o público!

Isolamento muda o comportamento do consumidor

O isolamento social mudou o comportamento do consumidor. A realidade da quarentena expandiu o consumo digital, principalmente no que se refere a itens de primeira necessidade. É verdade que alguns setores serão beneficiados, contudo, quem se voltar para o digital poderá manter-se presente no mercado. 

Serviços de entrega, supermercados e farmácias online, lojas virtuais, home office, videoconferência, ensino EAD e segurança pública são os setores considerados de oportunidade. Contudo, mesmo que sua empresa não faça parte desses segmentos o mais indicado agora é migrar seu investimento para o marketing digital. Isso porque as pessoas estão lá e estarão lá mesmo com o fim desta crise. 

Oportunidades

Especialistas alertam que toda crise é também um momento de grandes oportunidades. O período da crise é perfeito para as empresas mostrarem seu lado humano, sem oportunismo. A situação pede que as marcas fiquem de olho no brand e nas métricas. 

Mesmo que o cenário seja negativo, ainda é possível pensar estratégias para que empresas consideradas “não essenciais” consigam sobreviver em meio a essa pandemia. No segmento jurídico, por exemplo, muitos escritórios trabalhistas poderão encontrar oportunidades em rescisões contratuais, assim como nas negociações e financiamento dos clientes. 

Já no setor de automóveis, que tal trabalhar nichos estratégicos de grande necessidade no cenário atual? Como é o caso de veículos para o setor de segurança e saúde, como ambulâncias e frotas. Outro ponto é focar em motoristas de aplicativos, oferecendo descontos em serviços de manutenção, higienização e ar-condicionado. 

Estratégias de negócio e marketing digital para empresas que querem sobreviver a crise ocasionada pelo Coronavírus

Aproveitar o poder das plataformas digitais, estar presente nos canais onde os consumidores estão, reavaliar campanhas de marcas e respostas diretas, destacar os benefícios de produtos e ofertas, demonstrar cuidado e empatia, definir uma experiência alternativa ao cliente. Em tempos de Coronavírus, as estratégias de marketing devem ser repensadas!

Confira logo abaixo uma série de estratégias para você começar a implementar, hoje mesmo, na sua empresa e reduzir os impactos da pandemia no seu negócio: 

Transforme sua operação

Um ponto que merece sua atenção é adequar o operacional da empresa. Investir em serviços de entrega é a melhor forma de facilitar o acesso do consumidor a serviços e produtos. Reforçar o serviço de delivery, assim como fechar parcerias é uma estratégia interessante. 

Antecipe suas vendas

Mesmo o segmento de turismo e hotelaria, um dos mais afetados pela crise, têm como dar a volta por cima com a antecipação das vendas. Especialistas afirmam que esta é uma forma de garantir o caixa do negócio. Outra é garantir a venda associada a um bônus, que o cliente pode vir a usar em outra ocasião. 

Faça com que seu site seja ainda mais visto!

A melhor forma de manter sua marca visível é através dos canais digitais. Sua empresa precisa ter um site moderno, eficaz e que seja alimentado diariamente com conteúdo autêntico e relevante. Seu site deve ser capaz de valorizar sua marca, não apenas vender serviços e produtos. Uma forma de garantir essa visibilidade é manter um bom posicionamento nas páginas de buscas do Google. 

O efeito de exposição é um fenômeno de marketing, no qual os consumidores desenvolvem preferência por determinada marca/ produto apenas por estarem familiarizados com eles. Este é o momento de explorar estratégias de baixo custo para manter sua marca em evidência para clientes em potencial. Trata-se de uma ação com benefícios a longo prazo. 

Sua empresa tem um blog? Ele recebe conteúdo atualizado toda semana? 

Invista como nunca em SEO e mantenha sua base de clientes

Fora da vista significa fora da mente. É sempre mais barato reter um cliente existente do que adquirir um novo. Por isso, o ideal nesses tempos de crise é manter contato! A automação de marketing é uma estratégia barata e eficaz quando o assunto é relacionamento. Esse é o momento certo para enviar mensagens personalizadas e contextualizadas por e-mail para seus clientes e, assim aumentar seu ROI. 

ranqueamento nas primeiras páginas de resultados do Google é outra forma de manter-se na lembrança do consumidor, quando este estiver buscando por algum termo ligado ao seu nicho de atuação. Para tanto é preciso trabalhar o SEO com as principais palavras-chave do seu segmento de mercado, como: “escritório de advocacia em São Paulo” ou “embalagens para marmitex”. 

Converse com seu consumidor

Contudo, a relação cliente-empresa é umas das questões mais importantes agora. É preciso criar canais para dialogar com o público, a fim de escutar suas dores e solucionar seus problemas. As redes sociais são ótimas para isso, já que garantem uma comunicação rápida e fácil. Você pode usar o sistema de mensagens do Facebook, Instagram ou até mesmo o whatsapp. 

Aumentar o contato social da sua marca é outra ação de marketing digital, válida nesse período de Coronavírus. Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter — esses são os lugares em que seus clientes estão discutindo suas decisões de compra, revisando seus produtos, trocando pontos de vista entre outras atividades. Aproveite o momento para criar um plano de baixo custo e fazer parte dessas conversas. 

Expanda sua atuação

Já pensou em expandir seu território de atuação? Pode ser que em outras regiões a crise não esteja tão intensa e sua empresa possa atuar com mais liberdade. Para essa estratégia, nada melhor que apontar suas campanhas de Google Ads e Facebook e Instagram Ads para outras regiões e analisar o desempenho.

É preciso medir os resultados a todo momento

É importante manter uma rotina de medições e análises, para realizar o gerenciamento consciente e estratégico da verba destina a marketing digital. Você pode focar em avaliar as vendas, número de leads gerados entre outros indicadores de desempenho. Se o seu orçamento for limitado, saber o que funciona vai ajudar a facilitar a tomada de decisão sobre onde investir o dinheiro. 

Tentativa e erro

Vale dizer que não há uma fórmula para o que funciona e o que não funciona. Cabe a cada segmento e empresa implementar, testar e medir. Contudo, é importante ser ágil e criativo, apostar em estratégias baratas e fáceis de executar. Caso o retorno não seja o esperado, mate o experimento e siga para o próximo. 

Todos temos a esperança de que logo esse vírus será combatido e esse período de isolamento acabará. Contudo, é preciso estar preparado porque o mundo não será mais o mesmo. Da mesma forma que com a crise econômica de 2008 empresas como o Uber e o Airbnb surgiram e mudaram a forma com que nos locomovemos e hospedamos, muita coisa pode acontecer. É importante estar preparado.  

Nós da Agência 2Start estamos preparados e a postos para ajudá-lo a passar por essa pandemia, porque Marketing Digital é a nossa especialidade.

Esta Gostando? Compartilhe

Categorias

Contato

Newsletter

Nossas redes

2START © 2023 – Todos os direitos reservados