Comunique sua marca com pessoas reais e aumente a relevância para seus consumidores!
Quando falamos no relacionamento entre marca e cliente, muita coisa mudou e evoluiu. Antes, tudo o que importava era vender a todo custo. Hoje, cada vez mais as empresas estão buscando se alinhar emocionalmente ao seu público, tornando humanizado todo o processo.
O Marketing 3.0, segundo Philip Kotler, o “pai do marketing”, é ter o consumidor como o protagonista do negócio e por isso ele precisa ser analisado e percebido em suas particularidades para que você saiba como lidar com ele.
Essa necessidade surgiu de uma observação da sociedade e sua jornada de compra, além de claro, entender as exigências do próprio público consumidor que tem grande peso quando o assunto é como uma marca deve tratar seus consumidores.
Existem diversas técnicas quando falamos em estratégias de marketing digital, uma delas, se não a mais importante, é a definição de personas! Não confunda com público-alvo!
Se você não sabe a diferença dos dois, e qual o poder da persona na estratégia de uma empresa, continue lendo este artigo!
O que é público-alvo?
É uma fatia da sociedade em que os seus serviços e produtos podem ser úteis. Para definir o público-alvo, é preciso considerar as seguintes características:
- Sexo;
- Poder aquisitivo;
- Profissão;
- Classe social;
- Localização;
- Hábitos de consumo, etc.
O que é persona?
Com as mudanças no consumo, surgiu-se a necessidade de produzir estratégias mais segmentadas e por isso, chegamos à persona.
Vamos imaginar que existem diversos tipos de perfis dentro de um público-alvo e podemos dizer que a persona é um perfil desse grupo. A persona será um personagem fictício que reúne as principais características que um cliente ideal poderia ter.
Nesse caso, as características vão além de aspectos demográficos e socioeconômicos. Precisamos nos aprofundar mais na subjetividade que o engloba.
Precisamos analisar:
- Desafios;
- Sonhos e desejos;
- Quais as dificuldades que o impedem de alcançar o que deseja;
- Frustrações;
- Hobbies;
- Personalidade;
- Quais redes sociais consomem, etc.
Com isso, cria-se perfis humanizados de usuários e como consequência, revoluciona a experiência do cliente. Esse método ajuda a entender melhor como o cliente ideal vive, e, a partir daí, investir melhor os recursos para atrair o público de forma assertiva, gerando mais vendas.
Precisamos deixar claro que a criação da persona não é baseada em achismos e sim em uma pesquisa profunda com dados e análises coletadas dentro do próprio negócio.
Entretanto, para isso é preciso que você entenda quem é a sua marca, como ela se posiciona no mercado e qual é a solução que ela oferece para os consumidores. Se alinhados esses aspectos, a construção da persona será assertiva e efetiva.
Esse é o ponto inicial para definir todas as estratégias de marketing que uma empresa irá trabalhar.
Como criar uma persona
Com o resultado de toda essa pesquisa, crie uma história sobre ela. Fale sobre o dia a dia dela, como é a personalidade, gostos, o que ela almeja, o que a impede de conquistar seu objetivo, e tudo que a envolve. Isso fará com que você tenha familiaridade e empatia com ela.
Esses dados são coletados em uma reunião, através de uma técnica chamada Brainstorming, ou “tempestade de ideias” . Essa técnica é usada para levantar ideias, soluções ou criar coisas novas. Pode ser aplicado em uma reunião de planejamento estratégico, no momento de criação das campanhas dos clientes. Ou seja, na criação de personas!
O que fazer após a definição da persona?
Depois de definir a persona e dar vida a ela, as equipes de marketing e vendas poderão agir com ações e estratégias voltadas para esse perfil específico. Além disso, a partir da persona será possível definir canais de comunicação em que a marca deve se posicionar, a frequência, quais os conteúdos devem ser abordados, qual o valor que deve ser investido em anúncios, etc.
Disponibilize a persona para as equipes de comunicação e criação, é importante que todos falem a mesma língua e estejam alinhados com a persona.
Agora é só vender!
Tem dúvidas sobre a persona e como definir a sua? A 2START pode te ajudar!
Clique aqui e saiba mais!
Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!