Um CRM (customer relationship management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente) é um software que permite registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.
Assim, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Dessa forma, dados de clientes, Leads e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.
Vai muito além de uma lista de contatos: o CRM permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.
Além de organizar o dia a dia de trabalho, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Assim, da próxima vez que tiver que entrar em contato, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante as ligações anteriores.
E o melhor é que esse tipo de ferramenta é cada vez mais acessível: antes difícil e caro de implementar, hoje o CRM está disponível para todas as empresas, em opções baratas e fáceis de usar.
Como o CRM opera
Um CRM pode operar de duas maneiras: no próprio computador ou na nuvem. O segundo grupo é mais prático e moderno, já que não exige a compra de servidores, nem uma equipe de TI no local para fazer a manutenção.
O software armazenado na nuvem, por outro lado, pode ser acessado a partir de qualquer navegador ou mesmo de dispositivos móveis, o que dá flexibilidade ao vendedor, que pode trabalhar e acompanhar seus contatos de qualquer lugar e de forma colaborativa – basta ter um usuário e uma senha.
O armazenamento na nuvem proporciona ainda outras vantagens, como segurança (os dados estão em servidores externos, espalhados pelo mundo), atualização automática e redução de custos.
Sem planilhas ou anotações bagunçadas e começando as com os dados do cliente em potencial na manga, o resultado é um time de vendas mais produtivo e eficiente, realizando um processo de vendas simplificado e acelerado.
CRM e Inbound Marketing
Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing o objetivo é atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes: a empresa não vai atrás das pessoas de forma inconveniente, mas sim explora canais como buscadores, blogs e redes sociais para ser encontrada.
Depois das etapas de atração, conversão e relacionamento, chega a hora da venda. Por causa dos conteúdos que consumiu, esse cliente em potencial está bem mais preparado. E é aí que a ferramenta de CRM pode ajudar.
A tendência nas empresas é que os times de marketing e de vendas trabalhem cada vez mais em conjunto para maximizar resultados. A integração entre Inbound e CRM faz parte desse movimento, já que, com ela, é possível ter um processo completo e eficiente de atração, conversão, retenção, monitoramento e satisfação do seu público.
Com a integração, os processos de marketing e vendas são otimizados, já que as informações de ambas as áreas ficam no mesmo lugar para fácil acesso. Isso reflete na produtividade do time, que também sofrerá menos com a redundância de dados, que ocorre quando informações iguais são salvas em locais diferentes pelas equipes de marketing e vendas. No lugar da redundância, você terá convergência!