Quando falamos sobre quem o Marketing irá atingir, é comum que a mente das pessoas chegue no termo público-alvo. Este é o termo mais conhecido mesmo por quem não é tão familiarizado com a área, mas não é a única opção quando preparamos estratégias.
Existe também a persona, que também é uma forma de “audiência” para as estratégias de Marketing Digital, mas que são criadas e trabalhadas de maneiras diferentes.
Persona e público-alvo: entenda a diferença
O público-alvo também pode ser chamado de target — alvo, em inglês— no Marketing, e é um termo utilizado para falar sobre uma parcela da sociedade para quem uma solução ou produto pode ter alguma utilidade.
O foco do público-alvo está em definir características demográficas, socioeconômicas e até mesmo de comportamento e, a partir delas, entender melhor como criar estratégias e táticas para atrair este público.
Região, faixa etária, estado civil, gênero e até mesmo formação fazem parte da criação de um público-alvo, contudo, ele possui uma visão mais abrangente, buscando separar uma fatia de pessoas que estejam dentro desses parâmetros.
Já a persona é uma forma de retratar um dos vários perfis dentro do público-alvo. O trabalho de pesquisa que envolve a criação da persona não pode estar limitado aos dados demográficos apenas, e sim, ser completo e profundo, buscando os mínimos detalhes sobre quem é aquela pessoa que pode se interessar pela solução e como ela vive.
Preferências particulares, hábitos, idade (e não faixa etária), sonhos, desejos e dificuldades que tem no dia-a-dia, hobbies e crenças… É possível até incluir quem são seu ídolos em uma persona, detalhando ao máximo quem é esse o indivíduo e qual a melhor forma de alcançá-lo e de ser alcançado por ele.
O perfil da persona é semi-fictício, ou seja, as informações são baseadas em pesquisas e análises de consumidores da empresa, mas elas são criadas para moldar a persona, inclusive um nome próprio para ela.
A persona traz muitas vantagens, desde identificar plenamente quem é o público para sua solução até mesmo reduzir objeções, já que seu entendimento das vontades e necessidades do seu cliente potencial é muito maior com a ajuda da persona.
Já o público-alvo é ideal para quem quer trabalhar com segmentação de mercado. Se você já tem mais de uma persona, o público-alvo é uma forma de direcionar suas estratégias para algum segmento das suas personas, como campanhas exclusivas para mulheres, por exemplo, ou para uma faixa etária específica.
Criar uma persona requer uma análise de consumidores da empresa e a forma de montar uma persona robusta e eficiente é através de uma empresa especializada, como a 2START, que poderá entregar uma visão mais estratégica sobre o seu público e construir um modelo que poderá ser usado de forma inteligente e gerando melhores resultados!
Confira nosso blog para mais dicas no ramo de Marketing Digital!