Quais os gatilhos mentais do marketing e para que servem?

Os gatilhos mentais são responsáveis por atingir as pessoas e persuadi-las a realizar uma ação de forma mais sutil, sem “forçar a barra”. Essa é uma preocupação importante que devemos ter.

Primeiro vamos entender o que são os gatilhos mentais?

São estímulos mentais, psicológicos que influenciam no comportamento, ou seja, eles provocam sensações de desejos, necessidades, empatia, repulsa e diversos outros sentimentos que você se proponha a causar nas pessoas. Para o marketing, os gatilhos mentais se tornam estratégias, e quando bem executados, os resultados são positivos.

Esses gatilhos atingem diretamente no inconsciente das pessoas e muitas vezes, nós não usamos o raciocínio lógico, um exemplo disso é quando compramos produtos ou serviços que não possuem uma necessidade e, nesse caso, provavelmente tivemos um gatilho mental que nos persuadiu a comprar aquilo naquele momento. Isso não quer dizer que a compra foi feita por impulso, essa vontade já estava em modo de espera na mente do consumidor.

Já sabemos que os gatilhos influenciam na tomada de decisões, mas você sabia que esses gatilhos são ativados pelo marketing através dos nossos 5 sentidos? Um exemplo disso é quando você assiste ou vê alguma propaganda que te transporta para o passado, que te traz uma nostalgia, que te comove e faz chorar. 

Esses são exemplos de gatilhos mentais que foram ativados na sua mente e deram certo, pois foram capazes de tocar você de alguma forma.  Vale ressaltar que os gatilhos precisam ser positivos! Evite causar sensações ruins, ansiedade e tristeza nas pessoas. 

Quando e onde usar os gatilhos mentais no Marketing? 

  1. Conteúdos: Os gatilhos podem ser usados em diversos conteúdos, seja nos textos do seu blog, no seu site, nas suas redes sociais e materiais ricos. Oferecer conteúdo de qualidade e utilidade tem como consequência gerar mais leads para o seu negócio.
  2. Landing Page: As landing pages por si só já possuem a função de fazer com que o potencial cliente tome uma ação, seja deixar seus dados para baixar um material rico, comprar algum produto ou serviço e até mesmo se inscrever para receber a newsletter. O gatilho mental na landing page pode estar em um título, ou em um CTA.
  3. E-mail marketing: Muita gente pensa que e-mail está ultrapassado, ainda mais com a chegada de tantas redes sociais, não é mesmo? Porém, engana-se quem pensa isso, o e-mail marketing é uma das ferramentas com melhores resultados. Aqui, o gatilho pode estar no assunto do e-mail, no corpo e ainda algum CTA que chame a atenção do cliente para uma ação, seja comprar seu produto ou serviço, ou baixar algum material.
  4. Página de vendas: Essa página é onde seu produto ou serviço é apresentado, ou seja, seus benefícios, descrições, características, etc.Aqui é onde você precisa conquistar o consumidor e fazê-lo realizar a compra.  

Os principais gatilhos mentais

  • Escassez: O valor é associado à escassez. Sabe aquela frase: “só dá valor depois que perde?”, pois é. Esse é o gatilho da escassez, utilizado pelas lojas virtuais para instigar essa percepção de raridade para um determinado produto, afinal, quanto mais difícil, mais valioso.
  • Urgência: Esse gatilho é parecido com o da escassez, porém, aqui entra o tempo. Isso quer dizer que o produto ou serviço tem um tempo para ser adquirido. Quer um exemplo? Black Friday! “ou compro agora, ou depois não vou conseguir mais”.
  • Novidade: Você sabia que quando ficamos sabendo de uma novidade, nosso cérebro recebe uma carga maior de dopamina, o que nos faz sentir mais recompensas sobre as coisas. Portanto, esse gatilho é muito usado como estratégia de marketing para o lançamento de algum novo produto ou serviço.
  • Prova social: Esse gatilho é feito em cima de números, por exemplo, quantas pessoas já adquiriram este produto? Quantas pessoas baixaram seu material rico ou leram seu blog?
  • Autoridade: Gatilho que exige cuidado, afinal, não basta só dizer que a sua marca é a melhor, ela realmente precisa estar entre as melhores, se não, ser a melhor! Sua empresa precisa mostrar que sabe com o que está lidando e que as suas soluções são as melhores para resolver as dores dos consumidores.
  • Reciprocidade: É onde a empresa gera valor, pois recebe valor do consumidor. Isso se encaixa no Inbound Marketing, pois é onde se produz conteúdos relevantes para o público através de estratégias de marketing de forma gratuita. Lembrando que essa conversão de venda é a longo prazo, pois primeiro você precisa encantar e conquistar os clientes para que eles, enfim, decidam converter em compra.
  • Porque: Todos nós ficamos ressabiados quando uma proposta é muito boa, ou quando algo soa como um ‘favor’ não é mesmo? Nos perguntamos o que teremos que oferecer em troca. Porém, nesse gatilho, você precisa usar argumentos honestos e manter sua integridade para garantir o sucesso da estratégia e convencer os consumidores que não haverá uma cobrança referente aquilo que está sendo oferecido. Além disso, nesse gatilho você precisa manter o público interessado, com a sensação que você vai responder por algo que ele tenha dúvidas.
  • Antecipação: Aqui você antecipa as novidades e já conta como elas poderão ser úteis na vida dos consumidores, além de gerar um mistério em torno dos novos produtos, e em cima das novas funcionalidades, o que deixa todos querendo logo o lançamento.
  • Simplicidade: Nesse gatilho, “menos é mais”. Aqui é onde você busca falar apenas o necessário, e por isso, deve ser bem planejado para não acabar assustando os consumidores.
  • Fale sobre a dor e prazer: Fale sobre as dores dos consumidores, e depois com seus serviços e produtos ofereça uma “cura”, uma solução para os problemas deles.
  • Storytelling: Nesse gatilho você conta uma história, isso deixa o contexto mais humanizado e faz com que as pessoas se identifiquem. Quando contamos uma boa história, ativamos no cérebro todos os nossos sentidos e isso pode influenciar diretamente na decisão de compra dos consumidores.
  • Curiosidade: Você sabia… que quando ficamos curiosos ativamos áreas do cérebro responsáveis pelo prazer? “Assista ao vídeo”, “baixe nosso conteúdo e saiba mais”, “confira seu e-mail”, etc. É a curiosidade que vai fazer com que o seu público continue buscando mais informações a respeito do seu produto ou serviço. 

Agora que você já conhece os principais gatilhos, que tal começar a usá-los em sua estratégia? 

Os gatilhos mentais são ótimas estratégias para aumentar os resultados e conquistar mais clientes em suas campanhas de marketing. Encontre os que mais fazem sentido e coerência para o seu negócio.

E se esse conteúdo te ajudou, assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos, dicas e materiais ricos!

Esta Gostando? Compartilhe

Categorias

Contato

Newsletter

Nossas redes

2START © 2023 – Todos os direitos reservados