Já ouviu falar dos termos upsell e cross-sell? Eles representam estratégias que podem ser utilizadas para impulsionar os negócios e garantir até mesmo que o cliente retorne à marca!
Você já conhece as diferenças entre essas duas técnicas? Continue neste artigo para saber mais!
- Cross-sell
Uma estratégia de venda dedicada a fazer com que o cliente melhore uma oferta inicial para ter algum benefício ou produto a mais. Isso é uma tática comum em restaurantes de fast-food, por exemplo, quando você faz uma compra em um e-commerce e ele te sugere itens complementares ou quando você vende um serviço inicial e consegue ofertar outras soluções que complementem a inicial.
- Upsell
Por outro lado, o upsell envolve técnicas diferenciadas para que o consumidor adquira mais produtos ou serviços do que a oferta inicial para eles. É possível fazer uma análise de um cliente e seus interesses e oferecer, por exemplo, um mesmo serviço maior em quantidade, por um preço que seja atrativo para ele.
Por exemplo, quando você vai comprar um produto em um e-commerce e ele oferece uma segunda unidade com 10% de desconto!
Essa atenção especial faz com que a retenção de clientes seja mais efetiva, além de melhorar diretamente o ticket médio da empresa, entre outros KPIs!
- Qual a diferença entre upsell e cross-sell?
Embora muito parecidas, elas se diferenciam por conta da solução que eles oferecem. O upsell — que em português é conhecido como venda adicional — oferece a oportunidade de aquisição de um serviço mais completo. As empresas que trabalham com upsell geralmente oferecem diferentes graus de serviços ou produtos, inclusive uma opção premium, e oferta de acordo com a necessidade de cada cliente.
Enquanto isso, o cross-sell — venda cruzada em português — traz o conceito de complemento ao serviço ou produto de um consumidor. Isso é uma tática para atrair o cliente e apresentá-lo a novos produtos que muitas vezes ele nem conhecia, mantendo ele na marca através do interesse.
- Vantagens de utilizar upsell e cross-sell
É possível implementar ambas as táticas na mesma empresa, embora seja importante fazer uma análise profunda das soluções que são oferecidas e determinar se as técnicas se encaixam nelas.
A ideia das duas técnicas é oferecer algo a mais para o cliente, então, elas podem se encaixar em conjunto às ofertas da empresa.
Além disso, aplicar o upsell e cross-sell gera muito mais do que vendas, mas também trabalha o cliente para que ele sinta satisfação com a marca e retorne a ela sempre que precisar da solução, sem nem mesmo considerar outras opções!
Potencializar sua equipe de vendas exige que você analise os indicadores corretos! Conheça os KPIs de vendas e aprenda as principais métricas para garantir o sucesso do seu negócio!