Geração de leads: é máquina necessária para que uma empresa tenha novos negócios. Quando a equipe de marketing define um bom planejamento digital e consegue colocá-lo em prática, as demandas para o departamento comercial vão surgir.
Antes de entender como funciona esse processo de gerar leads, primeiro é necessário saber: o que é um lead?
O que é um lead?
Milhares de pessoas estão na internet diariamente. O sentido da expressão “vou conectar na internet” se perdeu com o tempo, pois hoje as pessoas estão sempre conectadas. Só no Brasil são mais de 100 milhões de pessoas: tirando dúvidas, pagando contas, fazendo investimentos, compras ou se divertindo.
Imagine que seu site é uma loja de rua em uma avenida muito movimentada. Milhões de pessoas passam por lá frequentemente, várias delas, às vezes, entram nela porém não compram nada. E o pior, você simplesmente não tem como entrar em contato com elas caso chegue algo que procuravam. Caso você oferecesse algo do interesse delas e gratuitamente, elas confiaram em sua loja o suficientemente para deixar algum contato.
Um lead é isso: um visitante em seu site que fornece informações de contato para sua marca voluntariamente. A partir daí, dando inicio a um relacionamento que, se bem cultivado, pode levar a uma compra de seus produtos ou serviços.
Portanto, um lead é possivelmente um cliente em potencial.
Por que é tão importante para sua marca gerar leads?
Os leads permitem à sua marca formar um banco de dados dos potenciais clientes. Informações que, se bem analisadas, permitem ao seu negócio entender quem são os clientes em potenciais. Perceber o que eles gostam, o que eles querem, o que eles não sabem e o que eles gostariam de aprender dentro da sua área de atuação.
Todos esses dados podem ser utilizados no posicionamento da marca em relação aos clientes. Enviar e-mails marketing, ofertas, conteúdos de acordo com o interesse deles e, finalmente, oferecer produtos que são relevantes para eles.
Geração de leads: como fazer?
Você já entendeu a importância de gerar leads, mas como fazer isso?A resposta é simples: conteúdo relevante para cada fase do funil de vendas.
A forma mais eficiente de promover a geração de leads é oferecer aos visitantes que chegam aos seu site e blog conteúdos que lhes interessam, que eles queiram de fato ter acesso.
Entenda a dor do seu futuro cliente e crie materiais que possam de fato ajudá-lo.
Esses materiais são as “iscas” para que você inicie um relacionamento com o leads. Veja alguns exemplos de iscas:
– Ebook;
– Webinar;
– Consultoria;
– Planilhas;
– Templates;
– Infográficos.
Esses são alguns exemplos de materiais que podem ser acessados pelo leitor em troca apenas de algumas informações de cadastro.
Sabendo como contatar estes leads – os materiais que interessaram a eles e outras informações que você solicitar em seu questionário -, você poderá conduzir a jornada de compra enviando novos conteúdos personalizados para cada perfil. Desta forma, você faz com que o lead percorra o funil de conversão até que ele realize sua primeira compra, se tornando assim um cliente.
O caminho entre tornar um simples visitante em um cliente e até mesmo em um fã de seu negócio passa diretamente pela geração de leads e como conduzi-los durante o processo de nutrição. Trabalhar os leads da forma correta, entendendo suas necessidades e acompanhando-os em todas as fases do funil de conversão, faz parte da otimização de suas vendas.
As estratégias de Inbound Marketing geram uma atenção especial a todo o processo de geração e conversão de leads para seu negócio.