No mundo digital, atrair visitantes para o seu site é essencial. Duas das estratégias mais populares para alcançar este objetivo são o tráfego pago e o tráfego orgânico e ambas têm seus méritos, sendo eficazes dependendo dos objetivos e recursos da sua empresa.
Hoje, vamos explorar as principais diferenças entre tráfego pago e orgânico. Continue a leitura para saber mais!
O que é o Tráfego Pago?
O tráfego pago refere-se às visitas geradas por meio de anúncios pagos, ou seja, aqueles anúncios que são colocados à frente nas páginas de pesquisa do Google ou que aparecem para você no feed das suas redes sociais. Eles também podem aparecer em banners de sites ou outras formas de publicidade paga digitalmente.
Muito comuns hoje em dia, o tráfego pago representa uma parcela importante dos visitantes que são atraídos até um negócio, afinal, em um mercado competitivo, pagar pela visibilidade dá uma vantagem em relação até mesmo às marcas de renome que não fazem uso dessa ferramenta (o que não são muitas).
Entre as vantagens do tráfego pago estão:
- Resultados mais rápidos, podendo gerar visitas ao site logo após o início da campanha se ela for direcionada para o público certo.
- Segmentação mais personalizada, permitindo que você segmente seus anúncios de forma muito mais direcionada baseado em diversos dados de idade, localização, interesses e mais.
- Mensure métricas com mais facilidade, especialmente o ROI.
Apesar de muito vantajoso, o tráfego pago exige um investimento mais alto em relação às alternativas e, por isso, pode não ser a melhor opção para empresas que não têm budget ou não querem fazer esse investimento agora.
Por isso, uma alternativa é o tráfego orgânico, que faz usos de outras estratégias para atrair o seu futuro público
O que é o Tráfego Orgânico?
O tráfego orgânico é obtido de forma natural e gratuita, geralmente através de mecanismos de busca como o Google. Isso é alcançado principalmente através de SEO (Search Engine Optimization), que envolve a otimização do site e a criação de conteúdo relevante e valioso para seu público.
Com ele, é possível conquistar posições altas nas páginas de busca, dando mais destaque e relevância para seu site. Essa posição de destaque faz toda a diferença, pois quem pesquisa algo no Google raramente desce até o quinto link, que dirá mudar para a segunda página de resultados.
Então, com estratégias de SEO, você pode fazer sua empresa gerar mais visitas sem precisar pagar por ele. O custo-benefício do tráfego orgânico é muito alto, pois não envolve custos diretos com anúncios.
Além disso, essas estratégias têm uma vida útil muito longa e podem gerar tráfego por um longo tempo uma vez que elas já pegaram tração.
A desvantagem de investir no tráfego orgânico é a questão do tempo e a produção de conteúdo. Esse tipo de estratégia costuma atuar em longo prazo, e muitas vezes quem faz o investimento não pode ou não quer esperar tanto tempo pelos resultados.
Além disso, produzir conteúdo não é simples, e exige uma manutenção constante para que ele se mantenha relevante e funcionando. Ter um time especializado nessa área é sempre a melhor escolha.
Qual é a melhor opção?
A escolha entre tráfego pago e orgânico depende dos objetivos específicos da sua empresa, do orçamento disponível e do tempo que você pretende dedicar à gestão de tráfego.
Uma abordagem combinada muitas vezes traz os melhores resultados, usando o tráfego pago para resultados imediatos e construindo uma estratégia de tráfego orgânico para sustentabilidade a longo prazo.
Ainda não tem certeza sobre qual estratégia é a melhor para o seu negócio? A 2START oferece uma consultoria gratuita para ajudar você a entender suas opções e escolher a estratégia mais eficaz para o seu caso.
Nossos especialistas analisarão seu negócio, público-alvo e objetivos para te fazer recomendações personalizadas. Agende agora!